Resumo Científico para a I Semana de Tecnologia da UFRRJ - nov 2014


 Vivências e Experiências Através Da Poesia e Da Animação

 

Priscila Marcondes da Silva¹; Thais Souza Da Mota Rodrides²; & Luciana Diláscio Neves³.

 

1. Bolsista PIBID do Curso de Licenciatura Belas Artes da UFRRJ, Discente do Curso Licenciatura Belas Artes da UFRRJ; 2.  Bolsista PIBID do Curso de Licenciatura Belas Artes da UFRRJ, Discente do Curso Licenciatura Belas Artes da UFRRJ; 3. Orientadora: Coordenadora do PIBID, professora do Curso Licenciatura Belas Artes da UFRRJ.

 

Palavras-chave: Animação, Desenho, Poesia, Educação.
 

Introdução

 

Trabalho desenvolvido por alunos que fazem parte do Programa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Licenciatura Belas Artes da UFRRJ, em participação nas escolas da educação básica vinculadas ao programa, neste caso, o CAIC – Paulo Dacorso Filho. Projeto em desenvolvimento no CAIC, unindo novas mídias, poesia e desenho, utilizando o recurso da animação. Apoia-se no encantamento e envolvimento que este recurso tem produzido em jovens e adultos – para trabalhar a linguagem poética, a sensibilidade, a construção de sentidos. Objetiva-se, a partir da utilização do Haicai, conduzir um processo em que os alunos criem uma síntese visual do poema, através da construção de um pequeno roteiro visual, a ser concretizado posteriormente através da animação de recorte. Ressaltamos aqui o potencial didático do audiovisual, considerando a inter-relação entre as narrativas poéticas (verbais) e as visuais, assim como a possibilidade de relacionar estas ao ritmo musical, que podem ser inseridos. O projeto propõe o trabalho, desde a introdução aos princípios básicos da animação até sua vivência como linguagem artística e poética. Tais experimentações didáticas com animação têm sido concretizadas pelo PIBID Belas Artes – UFRRJ.

 

Materiais e Métodos

 

A metodologia de trabalho foi estabelecida através de uma apresentação por etapas do processo didático proposto para turmas do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio da Educação Básica. No primeiro momento visamos uma introdução aos princípios básicos que regem o movimento na animação, e como proposta para uma maior compreensão do aluno com o meio técnico e artístico utilizados; vivenciando os primeiros mecanismos e experimentações do princípio do movimento animado, com a confecção de objetos, tal como o zootrópio, necessitando dos materiais: cartolina preta, paraná, um eixo de rotação. Propondo exercícios visando a compreensão do princípio do movimento, com pequenas tiras de papel e lápis ou canetas nanquim; e levando trechos de poemas para que cada aluno organize a sequência dos movimentos. A partir da introdução de conteúdos específicos, propõem-se a criação de uma sequência de formas (desenhos) em movimento, que pode ser desenvolvido por meio de um ritmo musical introduzido, ou de uma indicação de mudança de sentidos – do leve ao pesado, ou do intenso ao suave, como exemplos.

Na segunda etapa do processo didático que estará sendo proposto, será introduzido o Haicai, com observação e reflexão coletiva sobre os “sentidos” presentes nos mesmos. Com o propósito de transformar em imagens os sentidos elaborados e organizados por cada um, serão criados então, os roteiros visuais, em forma de story boards, considerando a proposta de síntese visual, com um número específico de quadros criados, em correspondência com a síntese formada pelo conjunto de cada frase do verso encontrado no Haicai.  Na terceira e última parte, visa-se proceder à animação dos roteiros criados através da animação de recorte. Com a confecção de personagens e cenários. Esta parte pode ser efetuada em grupos de acordo com o número de alunos. Na edição, o ritmo e melodia musical deverão ser relacionados aos demais conteúdos e sentidos das animações efetuadas. A concretização final, incluindo a edição, deverá estar permeada pelas discussões coletivas sobre os sentidos e soluções encontradas, em grupo e individualmente, vinculando as vivências particulares às experimentações na linguagem técnica, artística e poética. Para essa etapa final, foram utilizados diferentes papeis e cartolinas para a produção os desenhos, e para animação de recorte, com auxílio do software “muan”, que é um programa de animação digital e a câmera, fizemos a gravação da animação. A proposta em questão fundamenta-se na compreensão de que a sensibilidade poética não é complemento, mas um elemento essencial para lidar com os movimentos de significação e criação de sentidos nos indivíduos. De acordo com Leandro Konder, a linguagem poética “precedeu a linguagem em prosa. Antes de desenvolver a precisão terminológica e a estrita disciplina do discurso científico, ou a expressão utilitária que o dia-a-dia exige de nós, a linguagem já expressava a apreensão/invenção da realidade através dos sentimentos” (KONDER in NEVES, M et al.,Cecília Meireles: A Poética da Educação, 2001).

           

Resultado e Discussão

 

A proposta com os alunos da educação básica demonstrou que a sensibilidade poética é um elemento essencial para lidar com os movimentos de significação e criação de sentidos nos indivíduos. Segundo Leandro Konder, a linguagem poética “precedeu a linguagem em prosa. Antes de desenvolver a precisão terminológica e a estrita disciplina do discurso científico, ou a expressão utilitária que o dia-a-dia exige de nós, a linguagem já expressava a apreensão/invenção da realidade através dos sentimentos” (KONDER in NEVES, M et al.,Cecília Meireles: A Poética da Educação, 2001). Além disto, proporcionou apropriação pelos alunos de saberes específicos relacionados à linguagem audiovisual, fazendo-os interagir arte e ciência.

  

Referências Bibliográficas

 

DENIS, Sebastien. O Cinema de Animação. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2010.

DURAN, E. R. S. A linguagem da animação como instrumental de ensino. Dissertação (mestrado)-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Design, 2010.

FUSARI, Maria R.  e  FERRAZ, Maria H. Arte na Educação escolar.  São Paulo: Cortez, 1992.

____. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1993.

LUCENA JUNIOR, Alberto. Arte da Animação – técnica e estética através da História. São Paulo: Senac, 2002.