Resumo enviado como PROPOSTA DE OFICINA no XXIII CONFAEB 2013 - Educação no Pós-Mundo

OFICINA: POESIA E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ANIMAÇÃO

Priscila Marcondes (Licenciatura Belas Artes – UFRRJ)

Thais de Souza da Motta Rodrigues (Licenciatura Belas Artes – UFRRJ)
Resumo

A oficina visa apresentar, para professores e demais interessados, uma proposta de

trabalho para a educação básica, unindo novas mídias, poesia e desenho, utilizando o recurso

da animação. Fundamenta-se na ideia de explorar os recursos da animação – apoiando-se no

encantamento e envolvimento que este recurso tem produzido em jovens e adultos – para

trabalhar a linguagem poética, a sensibilidade, a construção de sentidos. Objetiva-se, a partir

da utilização do Haicai, conduzir um processo em que os alunos criem uma síntese visual do

poema, através da construção de um pequeno roteiro visual, a ser concretizado posteriormente

através da animação de recorte. Ressaltamos aqui o potencial didático do audiovisual,

considerando a inter-relação entre as narrativas poéticas (verbais) e as visuais, assim como a

possibilidade de relacionar estas ao ritmo musical, que podem ser inseridos. Pretende-se

apresentar uma proposta de trabalho, desde a introdução aos princípios básicos da animação

até sua vivência como linguagem artística e poética. Tais experimentações didáticas com

animação têm sido concretizadas pelo PIBID Belas Artes – UFRRJ, programa o qual as

proponentes da oficina são bolsistas, com a orientação da coordenadora do mesmo, professora

Luciana Dilascio Neves.
Objetivo Geral

Relacionado à pesquisa no campo da utilização dos recursos do audiovisual e suas

possibilidades didáticas na arte-educação, considera-se relevante à reflexão sobre propostas a

respeito do potencial do audiovisual na educação, no caso em questão, a animação como

recurso didático, para interagir com aspectos estéticos, lúdicos e tecnológicos, trabalhando a

sensibilidade e a linguagem poética dos estudantes.
Objetivos Específicos

Objetiva desenvolver nos alunos a síntese criativa para elaboração de um roteiro visual

a partir do contato com um poema de imagem sintética, o Haicai, conjugando elementos

visuais, lúdicos e sonoros deste contexto, interagindo com noções básicas sobre a técnica da

animação de recorte e dos princípios do movimento animado, relacionando arte e tecnologia.
Metodologia de Trabalho

A metodologia de trabalho será estabelecida através de uma apresentação por etapas

do processo didático a ser proposto para turmas do segundo ciclo do ensino fundamental e do

ensino médio da Educação Básica. Pretende-se a proposição geral de um trabalho com as

turmas indicadas, em que possa ser refletidas adequações às escolaridades específicas. Na

primeira parte da apresentação da oficina, visando uma introdução aos princípios básicos que

regem o movimento na animação, e como proposta de uma maior compreensão do aluno com

o meio técnico e artístico que será utilizado – no caso, a animação – será indicada a vivência

aos primórdios da animação e aos primeiros mecanismos e experimentações do princípio do

movimento animado, com a confecção de objetos, tal como o zootropo. Propondo exercícios

visando convergir a compreensão própria ao princípio do movimento, através de pequenos

versos de poemas, com a maneira como cada aluno poderá organizar a sequência dos

movimentos a partir da introdução de conteúdos específicos, ou seja, como ele cria uma

sequência de formas (desenhos) em movimento, a partir, por exemplo, de um ritmo musical

introduzido, ou de uma indicação de mudança de sentidos, do leve ao pesado, ou do intenso

ao suave, como exemplos.

Na segunda etapa do processo didático que estará sendo proposto, será introduzido o

Haicai, com observação e reflexão coletiva sobre os “sentidos” presentes nos mesmos. Com o

propósito de transformar em imagens os sentidos elaborados e organizados por cada um, serão
criados então, os roteiros visuais, em forma de story boards, considerando a proposta de


síntese visual, com um número específico de quadros criados, em correspondência com a

síntese formada pelo conjunto de cada frase do verso encontrado no Haicai.

Na terceira e última parte, visa-se proceder à animação dos roteiros criados através da

animação de recorte. Com a confecção de personagens e cenários. Esta parte pode ser

efetuada em grupos de acordo com o número de alunos. Na edição, o ritmo e melodia musical

deverão ser relacionados aos demais conteúdos e sentidos das animações efetuadas. A

concretização final, incluindo a edição, deverá estar permeada pelas discussões coletivas

sobre os sentidos e soluções encontradas, em grupo e individualmente, vinculando as

vivências particulares às experimentações na linguagem técnica, artística e poética.

A proposta em questão fundamenta-se na compreensão de que a sensibilidade poética

não é complemento, mas um elemento essencial para lidar com os movimentos de

significação e criação de sentidos nos indivíduos. De acordo com Leandro Konder, a

linguagem poética “precedeu a linguagem em prosa. Antes de desenvolver a precisão

terminológica e a estrita disciplina do discurso científico, ou a expressão utilitária que o dia-adia

exige de nós, a linguagem já expressava a apreensão/invenção da realidade através dos
sentimentos” (KONDER in NEVES, M et al.,Cecília Meireles: A Poética da Educação, 2001).


A oficina visará apresentar o processo didático proposto, com exemplos de sua
execução, abrindo espaço para discussão sobre tal proposta. A mesma direciona-se a qualquer





área educacional, não apenas a arte-educação, sendo mais uma forma dinâmica enriquecedora

para uma melhor qualidade educacional.

Recursos Materiais Técnicos

A oficina se utilizará de apresentação em Datashow com caixa de som. Os demais

materiais, tais como objetos didáticos, serão disponibilizados pelos proponentes.
Referências

DENIS, Sebastien. O Cinema de Animação. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2010.

DURAN, E. R. S. A linguagem da animação como instrumental de ensino. Dissertação


(mestrado)-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Design,

2010.
FUSARI, Maria R. e FERRAZ, Maria H. Arte na Educação escolar. São Paulo: Cortez,


1992.
____. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1993.

LUCENA JUNIOR, Alberto. Arte da Animação – técnica e estética através da História. São


Paulo: Senac, 2002.