Relato de Experiências - III Encontro das Licenciaturas, II Seminário PIBID / dezembro de 2012


Máscaras africanas, fabulação e processos de construção de sentidos

 

Andréa de Oliveira Alves
Natasha Norberto dos Santos
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
CAPES/PIBID
Linguística, Letras e Artes
 

Introdução
 

Trabalho desenvolvido por alunos que fazem parte do Programa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Licenciatura em Belas Artes da UFRRJ, em parceria com escola da educação básica conveniada ao Programa. A atividade foi realizada como oficina e contou com a participação de alunos do 6º e 9º ano do ensino fundamental. A proposta desta atividade foi a interação entre o conhecimento da cultura africana e a criação de máscaras inspiradas na mesma, tendo sido realizada através da apresentação de referências que possibilitassem a criação de um imaginário voltado para a construção dessas máscaras. A atividade estava inserida na programação da escola que tinha como temas as culturas africanas e indígenas, assim como suas contribuições na formação da cultura brasileira.
 

Objeto de Estudo
 

Possibilidades de desenvolvimento de trabalhos didáticos no campo da arte-educação que contribuam para o enriquecimento cultural dos educandos através de práticas artísticas e teóricas relacionadas.
 

Objetivos

 
O trabalho objetivou desenvolver nos alunos o imaginário envolto na criação de máscaras, usando como referencial máscaras de algumas culturas africanas e refletindo sobre seus significados e sentidos, contextualizando a presença de aspectos e elementos destas culturas na formação cultural brasileira.

 
Metodologia


Após contextualização teórica sobre as representações e significados presentes nas máscaras apresentadas, sobre as crenças e rituais que envolviam a sua utilização, além dos materiais utilizados para a produção, foi proposto a realização de uma atividade de desenho com objetivo de fornecer aos alunos referencial que estimulasse o processo de criação – desenvolvendo seu imaginário – e de significados internos para construção de suas próprias máscaras. Após planejarem um esboço de como seriam suas máscaras partiram para a feitura da estrutura por papietagem, e por fim, elaboraram as máscaras acrescentando materiais diversificados, com os “atributos” relacionados ao contexto e imaginário que motivou a criação de cada máscara.

 
Resultado Parcial
 

Como resultado parcial de um trabalho focado na experimentação didática de atividades no campo da arte-educação e, neste caso, visando assimilação de valores vinculados às culturas africanas, refletindo também sobre sua relação com a cultura brasileira, observou-se durante a realização das oficinas, um maior envolvimento dos alunos a partir da integração da contextualização do conhecimento teórico com a proposta de criação de imagens artísticas – no caso, a criação das máscaras – que proporcionou um aprofundamento dos conteúdos apresentados em função de uma maior vivência sobre o tema, com estímulo a uma reconstrução do processo de fabulação e de relação de sentidos que envolvem a confecção/criação de máscaras nas culturas africanas apresentadas.


Palavras-chave: Cultura africana, Máscaras, Arte-educação