Máscaras
africanas, fabulação e processos de construção de sentidos
Andréa de Oliveira Alves
Natasha Norberto dos Santos
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
CAPES/PIBID
Linguística, Letras e Artes
Introdução
Trabalho
desenvolvido por alunos que fazem parte do Programa de Iniciação à Docência –
PIBID do curso de Licenciatura em Belas Artes da UFRRJ, em parceria com escola da
educação básica conveniada ao Programa. A atividade foi realizada como oficina
e contou com a participação de alunos do 6º e 9º ano do ensino fundamental. A
proposta desta atividade foi a interação entre o conhecimento da cultura
africana e a criação de máscaras inspiradas na mesma, tendo sido realizada através
da apresentação de referências que possibilitassem a criação de um imaginário
voltado para a construção dessas máscaras. A atividade estava inserida na
programação da escola que tinha como temas as culturas africanas e indígenas,
assim como suas contribuições na formação da cultura brasileira.
Objeto
de Estudo
Possibilidades
de desenvolvimento de trabalhos didáticos no campo da arte-educação que
contribuam para o enriquecimento cultural dos educandos através de práticas artísticas
e teóricas relacionadas.
Objetivos
O
trabalho objetivou desenvolver nos alunos o imaginário envolto na criação de
máscaras, usando como referencial máscaras de algumas culturas africanas e
refletindo sobre seus significados e sentidos, contextualizando a presença de aspectos
e elementos destas culturas na formação cultural brasileira.
Metodologia
Após
contextualização teórica sobre as representações e significados presentes nas máscaras
apresentadas, sobre as crenças e rituais que envolviam a sua utilização, além
dos materiais utilizados para a produção, foi proposto a realização de uma
atividade de desenho com objetivo de fornecer aos alunos referencial que estimulasse
o processo de criação – desenvolvendo seu imaginário – e de significados
internos para construção de suas próprias máscaras. Após planejarem um esboço
de como seriam suas máscaras partiram para a feitura da estrutura por
papietagem, e por fim, elaboraram as máscaras acrescentando materiais
diversificados, com os “atributos” relacionados ao contexto e imaginário que motivou
a criação de cada máscara.
Resultado
Parcial
Como
resultado parcial de um trabalho focado na experimentação didática de
atividades no campo da arte-educação e, neste caso, visando assimilação de
valores vinculados às culturas africanas, refletindo também sobre sua relação
com a cultura brasileira, observou-se durante a realização das oficinas, um
maior envolvimento dos alunos a partir da integração da contextualização do
conhecimento teórico com a proposta de criação de imagens artísticas – no caso,
a criação das máscaras – que proporcionou um aprofundamento dos conteúdos
apresentados em função de uma maior vivência sobre o tema, com estímulo a uma
reconstrução do processo de fabulação e de relação de sentidos que envolvem a
confecção/criação de máscaras nas culturas africanas apresentadas.
Palavras-chave:
Cultura africana, Máscaras, Arte-educação