Marília Peixoto de Oliveira
Corrêa
Patricia Pessoa Correa
Verônica Soares dos Santos
Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
CAPES / PIBID
Linguística, Letras e
Artes
Título: VERBO ENCARNADO: POESIA E ENCENAÇÃO ATRAVÉS DO PIXILATION
Introdução
Desenvolvido por alunos que fazem parte do
Programa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Licenciatura em Belas
Artes da UFRRJ, em parceria com o Projeto Laboratório da Imagem Audiovisual do
mesmo curso, que vêm desenvolvendo experimentações no ensino de Artes, a partir
da inclusão dos meios audiovisuais. A atividade foi realizada como uma oficina,
em um único dia, em escola da educação básica conveniada ao Programa.
Utilizou-se o recurso do pixilation,
em que os alunos do terceiro ano do fundamental deveriam criar uma encenação
sintética a partir de um trecho poético retirado do livro A Pedra do Reino de
Ariano Suassuna. Depois da elaboração coletiva da ideia geral da encenação,
foram introduzidos os princípios da movimentação através do pixilation. A atividade ocorreu como um
evento da escola que tinha como temática a cultura popular brasileira.
Objeto de Estudo
Relaciona-se à pesquisa no campo da utilização
dos recursos do audiovisual e suas possibilidades didáticas na arte-educação, e
em relevante consideração, o potencial para interagir com aspectos estéticos,
culturais, lúdicos e tecnológicos.
Objetivos
O trabalho objetivou desenvolver nos alunos a
síntese criativa para elaboração de uma encenação a partir do contato com um
poema literário permeado por aspectos da cultura popular, conjugando elementos
visuais e sonoros deste contexto, interagindo com noções básicas sobre a
técnica do pixilation, relacionando
arte e tecnologia.
Metodologia
Após apresentação dos princípios do pixilation, foi apresentado um poema de
seis estrofes retirado do livro acima citado, e a partir da interação com
elementos e objetos relacionados ao contexto apresentado, os alunos da escola
criaram coletivamente uma encenação que deveria sintetizar a compreensão do
poema, inspirados também pelo ritmo do repertório musical selecionado e
contextualizado. A ação dramática elaborada foi recriada através da
movimentação solicitada pela técnica do pixilation.
Por fim, foi gravada a declamação do poema pelos alunos da escola e procedeu-se
a edição do trabalho, com a exposição do resultado do trabalho desenvolvido.
Resultado Parcial
Como uma série de trabalhos que visam
experimentações didáticas neste campo, o resultado demonstra grande
envolvimento por parte dos alunos da educação básica, propiciando a assimilação
de saberes e conteúdos diversos que podem ser inter-relacionados. A atividade
foi concretizada em um único dia, e apresenta inúmeras possibilidades,
sobretudo, sendo realizada em um período mais longo, com maior desenvolvimento
das suas etapas, e aprofundamento dos variados conteúdos que podem ser
trabalhados, convergindo-os no resultado final.
Palavras-chave: Arte; Cultura; Animação