Relato de Experiência - III Encontro das Licenciaturas, II Seminário PIBID - UFMA / dezembro de 2012


 Marília Peixoto de Oliveira Corrêa
Patricia Pessoa Correa
Verônica Soares dos Santos
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
CAPES / PIBID

Linguística, Letras e Artes

 

Título: VERBO ENCARNADO: POESIA E ENCENAÇÃO ATRAVÉS DO PIXILATION

 

Introdução
 

Desenvolvido por alunos que fazem parte do Programa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Licenciatura em Belas Artes da UFRRJ, em parceria com o Projeto Laboratório da Imagem Audiovisual do mesmo curso, que vêm desenvolvendo experimentações no ensino de Artes, a partir da inclusão dos meios audiovisuais. A atividade foi realizada como uma oficina, em um único dia, em escola da educação básica conveniada ao Programa. Utilizou-se o recurso do pixilation, em que os alunos do terceiro ano do fundamental deveriam criar uma encenação sintética a partir de um trecho poético retirado do livro A Pedra do Reino de Ariano Suassuna. Depois da elaboração coletiva da ideia geral da encenação, foram introduzidos os princípios da movimentação através do pixilation. A atividade ocorreu como um evento da escola que tinha como temática a cultura popular brasileira.
 

Objeto de Estudo
 

Relaciona-se à pesquisa no campo da utilização dos recursos do audiovisual e suas possibilidades didáticas na arte-educação, e em relevante consideração, o potencial para interagir com aspectos estéticos, culturais, lúdicos e tecnológicos.


Objetivos

 
O trabalho objetivou desenvolver nos alunos a síntese criativa para elaboração de uma encenação a partir do contato com um poema literário permeado por aspectos da cultura popular, conjugando elementos visuais e sonoros deste contexto, interagindo com noções básicas sobre a técnica do pixilation, relacionando arte e tecnologia.
 

Metodologia
 

Após apresentação dos princípios do pixilation, foi apresentado um poema de seis estrofes retirado do livro acima citado, e a partir da interação com elementos e objetos relacionados ao contexto apresentado, os alunos da escola criaram coletivamente uma encenação que deveria sintetizar a compreensão do poema, inspirados também pelo ritmo do repertório musical selecionado e contextualizado. A ação dramática elaborada foi recriada através da movimentação solicitada pela técnica do pixilation. Por fim, foi gravada a declamação do poema pelos alunos da escola e procedeu-se a edição do trabalho, com a exposição do resultado do trabalho desenvolvido.


Resultado Parcial

 
Como uma série de trabalhos que visam experimentações didáticas neste campo, o resultado demonstra grande envolvimento por parte dos alunos da educação básica, propiciando a assimilação de saberes e conteúdos diversos que podem ser inter-relacionados. A atividade foi concretizada em um único dia, e apresenta inúmeras possibilidades, sobretudo, sendo realizada em um período mais longo, com maior desenvolvimento das suas etapas, e aprofundamento dos variados conteúdos que podem ser trabalhados, convergindo-os no resultado final.


Palavras-chave: Arte; Cultura; Animação