DESAFIOS E CONSQUISTAS
NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE INTERCULTURAL: LITERATURA DE CORDEL E
XILOGRAVURA ROMPENDO FRONTEIRAS ETNICO-CULURAIS E GEOGRÁFICA
Ludmilla
Pollyana Duarte
Lucas Estupiã
Paloma Bello
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
Email: lud.duarte@hotmail.com
CAPES / PIBID
Linguística,
Letras e Artes
Introdução
Trabalho
desenvolvido por alunos que fazem parte do Programa de Iniciação à Docência –
PIBID do curso de Licenciatura em Belas Artes da UFRRJ. Oficina realizada com
alunos do quinto ano do ensino fundamental, escola da educação básica
conveniada ao Programa. A atividade propôs integrar literatura popular
nordestina, reflexão/construção de uma identidade intercultural e a criação de
imagens a partir de prática relacionada aos princípios da xilogravura,
adaptada, no entanto, com bandejinhas de isopor e lápis. Alunos do município de
Seropédica – RJ puderem então experimentar um saber popular brasileiro, até
então desconhecido em suas práticas artístico-culturais.
Objeto
de Estudo
Experimentações
didáticas no campo da arte-educação e linguística que proporcione reflexões
sobre especificidade sociocultural numa construção de uma identidade cultural,
estimulando práticas de criação artística a partir da introdução de elementos
sugestivos, unindo literatura e visualidade.
Objetivos
Desenvolver
uma apropriação reflexiva intercultural, a síntese criativa utilizando
princípio da xilogravura, e estimulando o imaginário a partir da poesia
popular.
Metodologia
Sala
temática, com música nordestina e uso de Data Show. Mapeamento dos conhecimentos prévios (todos
desconheciam o assunto). Após contextualização teórica sobre
cordel/xilogravura, foram trabalhados com os alunos da oficina, versos do
Cordel. Cada aluno leu para os demais seu verso, sendo estimulados a opinar
coletivamente sobre o sentido dos mesmos. Construindo um imaginário
intercultural. Referências de grandes gravuristas foram mostradas. Foi proposto
a cada aluno elaborar um desenho de acordo com seu modo particular de
entendimento do verso. Os desenhos foram transpostos para bandejinha de isopor
e a seguir foram impressos sobre papel com o verso,
utilizando têmpera colorida. O modelo/resultado foi apresentado no início da
oficina, estimulando e produzindo encantamento.
Resultado
Conclusivo
Introduzindo
o universo dos cordelistas, gravuristas e poetas da cultura popular, a prática
da xilogravura resultou na apropriação de um novo saber cultural, rompendo
fronteiras.
Palavras-chave:
Cultura; Saber Popular; Xilogravura