Relato de Experiência - III Encontro das Licenciaturas, II Seminário do PIBID - UFMA / dezembro de 2012


DESAFIOS E CONSQUISTAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE INTERCULTURAL: LITERATURA DE CORDEL E XILOGRAVURA ROMPENDO FRONTEIRAS ETNICO-CULURAIS E GEOGRÁFICA

 

                                                                                                                         Ludmilla Pollyana Duarte
Lucas Estupiã
 Paloma Bello
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
CAPES / PIBID

Linguística, Letras e Artes

Introdução
 

Trabalho desenvolvido por alunos que fazem parte do Programa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Licenciatura em Belas Artes da UFRRJ. Oficina realizada com alunos do quinto ano do ensino fundamental, escola da educação básica conveniada ao Programa. A atividade propôs integrar literatura popular nordestina, reflexão/construção de uma identidade intercultural e a criação de imagens a partir de prática relacionada aos princípios da xilogravura, adaptada, no entanto, com bandejinhas de isopor e lápis. Alunos do município de Seropédica – RJ puderem então experimentar um saber popular brasileiro, até então desconhecido em suas práticas artístico-culturais.
 

Objeto de Estudo
 

Experimentações didáticas no campo da arte-educação e linguística que proporcione reflexões sobre especificidade sociocultural numa construção de uma identidade cultural, estimulando práticas de criação artística a partir da introdução de elementos sugestivos, unindo literatura e visualidade.
 

Objetivos
 

Desenvolver uma apropriação reflexiva intercultural, a síntese criativa utilizando princípio da xilogravura, e estimulando o imaginário a partir da poesia popular.
 

Metodologia
 

Sala temática, com música nordestina e uso de Data Show.  Mapeamento dos conhecimentos prévios (todos desconheciam o assunto). Após contextualização teórica sobre cordel/xilogravura, foram trabalhados com os alunos da oficina, versos do Cordel. Cada aluno leu para os demais seu verso, sendo estimulados a opinar coletivamente sobre o sentido dos mesmos. Construindo um imaginário intercultural. Referências de grandes gravuristas foram mostradas. Foi proposto a cada aluno elaborar um desenho de acordo com seu modo particular de entendimento do verso. Os desenhos foram transpostos para bandejinha de isopor e a seguir foram impressos sobre papel com o verso, utilizando têmpera colorida. O modelo/resultado foi apresentado no início da oficina, estimulando e produzindo encantamento.

 
Resultado Conclusivo
 

Introduzindo o universo dos cordelistas, gravuristas e poetas da cultura popular, a prática da xilogravura resultou na apropriação de um novo saber cultural, rompendo fronteiras.


Palavras-chave: Cultura; Saber Popular; Xilogravura