Relato de Experiência - III Encontro das Licenciaturas, II Seminário Naciona do PIBID - UFMA / dezembro de 2012


AUTORES: Fernanda Attianezi Lima (nanda_taiin@hotmail.com), Jéssica Giuliani de Oliveira (jessgiuliani@hotmail.com), Lucas Moratelli de Souza (lucasmoratelli@msn.com) 

 

INSTITUIÇÃO: UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 
FOMENTO: CAPES
 

LINHA TEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA – 4 - Linguística, Letras e Artes.

 

ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A ANIMAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA.

 

Introdução
 

Trabalho desenvolvido por bolsistas do Programa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Licenciatura Belas Artes da UFRRJ, em parceria com o Projeto Laboratório da Imagem Audiovisual do mesmo curso. A atividade em questão originou-se da proposta de criação de uma oficina, em uma escola vinculada ao Programa, visando produção artística/cultural elaborada pelos alunos da mesma, sob a orientação dos bolsistas PIBID. A oficina planejada objetivou a elaboração coletiva de uma animação produzida a partir de desenhos no quadro negro, refeitos a cada frame, de acordo com princípios da animação. Foi escolhida letra do compositor Luiz Gonzaga, como inspiração para criação do roteiro e da dinâmica visual da animação, e em homenagem ao seu centenário.
 

Objeto de Estudo
 

O objeto de estudo se relaciona aos recursos do audiovisual, em especial, da animação, e suas possibilidades didáticas na arte-educação, e seu potencial para interagir com saberes e elementos culturais diversos.

 
Objetivo
 

Estabelecer a conexões entre as referências visuais do cordel brasileiro, da técnica de animação tradicional e do imaginário presente na composição do cantor e compositor Luiz Gonzaga. Além de estimular a produção artística e dinâmica nos discentes da Educação Básica.


Metodologia

 
O trabalho foi composto por três etapas básicas. A primeira de orientação da atividade dentro do laboratório, onde a ideia foi concebida e transmitida aos bolsistas PIBID. A segunda define-se pela execução junto aos alunos da Educação Básica (que pode ser dividida em: estudo do imaginário proposto, realização do storyboard e a realização da animação). A terceira e última, resume-se na edição e apresentação do vídeo na feira cultural da escola.


Resultado
 

O trabalho culminou em um vídeo de 3’12” apresentado na feira cultural do colégio no dia 24 de outubro de 2012. E o grupo de alunos envolvido continuará a trabalhar com animação em oficinas periódicas.

 

PALVARAS CHAVE: CINEMA DE ANIMAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA, CORDEL.