Fernanda Attianezi Lima¹; Jéssica Giuliani de
Oliveira²; Thayanne Cavalheiro Boffy³ & Luciana Diláscio Neves⁴
1. Bolsista PIBID do
Curso de Licenciatura Belas Artes da UFRRJ, Discente do Curso Licenciatura
Belas Artes da UFRRJ; 2. Bolsista PIBID do Curso de Licenciatura Belas Artes da
UFRRJ, Discente do Curso Licenciatura Belas Artes da UFRRJ; 3. Bolsista PIBID do
Curso de Licenciatura Belas Artes da UFRRJ, Discente do Curso Licenciatura
Belas Artes da UFRRJ 4. Orientadora: Coordenadora do PIBID, professora do Curso
Licenciatura Belas Artes da UFRRJ.
Palavras-chave:
Cinema de Animação; Arte; Educação.
Introdução
A
atividade em questão foi realizada por bolsistas do PIBID (Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de licenciatura em
Belas Artes no segundo semestre de 2012, contando com a participação de alunos
do segundo segmento do Ensino Fundamental do Centro de Atenção Integral à
Criança, CAIC - Paulo Dacorso Filho. O trabalho consistiu em uma oficina que
teve como objetivo o desenvolvimento de habilidades práticas no campo do cinema
de animação tradicional e teve como resultado final um vídeo utilizando as
técnicas de animação em quadro negro e pixilation
a partir da música "Xote das Meninas" de Luiz Gonzaga, tendo as
gravuras de cordel como estética norteadora.
Metodologia
A
atividade, realizada com alunos do CAIC Paulo Dacorso Filho, teve duração de
aproximadamente dois meses. A oficina iniciou-se a partir da apresentação
teórica acerca dos princípios do cinema de animação e da literatura e gravura
de Cordel, através da demonstração de imagens que fazem uso dessa estética. Em
um segundo momento, foi realizado o roteiro da animação utilizando como
referência a letra da música "Xote das Meninas", de Luiz Gonzaga.
Após essa etapa os alunos foram divididos em grupos e, com base no roteiro,
iniciou-se a produção do story board.
O trabalho foi concluído a partir da produção do vídeo de animação, no qual os
alunos utilizaram a técnica de animação tradicional tendo como suporte um
quadro negro. Para os créditos finais, foi realizado um pequeno vídeo em pixilation.
Resultado e Discussão
O
objeto de estudo destas experimentações práticas se relaciona aos recursos da
animação, e suas possibilidades didáticas na arte-educação, considerando seu
potencial para interagir com saberes e elementos culturais diversos. A oficina
teve como principal objetivo proporcionar aos alunos do segundo segmento do
Ensino Fundamental uma experimentação prática no campo do cinema de animação,
propiciando contextualização e vivência da cultura popular brasileira.
Objetivou-se verificar a possibilidade da realização prática de um vídeo de
animação em ambiente escolar utilizando materiais acessíveis ao professor do
ensino básico. Como uma série de trabalhos que visam experimentações didáticas
neste campo, o resultado demonstra grande envolvimento por parte dos alunos da
educação básica, propiciando a assimilação de saberes e conteúdos diversos que
podem ser inter-relacionados.
Conclusão
O
processo de desenvolvimento de vídeos de animação possibilitou a integração e
troca de experiências entre os alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental
e o grupo de bolsistas que ministraram as oficinas. As referências dispostas
possibilitaram o enriquecimento imagético e cultural dos educandos da Educação
Básica, estimulando a produção artística coletiva dos mesmos. A utilização das
técnicas de animação proporcionou a comprovação de que é possível e acessível o
emprego desses meios em ambiente escolar. Apresenta inúmeras possibilidades,
sobretudo, sendo realizada em um período mais longo, com maior desenvolvimento
das suas etapas, e aprofundamento dos variados conteúdos que podem ser
trabalhados, convergindo-os no resultado final.
Referências
Bibliográficas
DENIS,
Sebastien. O Cinema de Animação.
Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2010.
DURAN,
E. R. S. A linguagem da animação como
instrumental de ensino. Dissertação (mestrado)-Pontifícia Universidade
Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Design, 2010.
FUSARI,
Maria R. e FERRAZ, Maria H. Arte na
Educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992.
____.
Metodologia do ensino de arte. São
Paulo: Cortez, 1993.
LUCENA
JUNIOR, Alberto. Arte da Animação –
técnica e estética através da História. São Paulo: Senac, 2002.