CULTURA POPULAR BRASILEIRA: TEATRO DE BONECOS COMO UMA
FORMA EDUCATIVA
Stephanie Solrac Silva de Rezende1; Fernanda Aparecida Justo2 , Cleivison
Jesus de Carvalho3 &Luciana Dilascio Neves 4
1. Bolsista PIBID, Discente do Curso de Belas Artes, ICHS/UFRRJ; 2.Bolsista PIBID, Discente do Curso
de Belas Artes, ICHS/UFRRJ; 3. Bolsista PIBID, Discente do Curso de Belas Artes, ICHS/UFRRJ;
4. Coordenadora PIBID Belas Artes – DARTES/ICHS/UFRRJ.
Palavras-chave: Cultura popular Brasileira; Folclore; Teatro popular; Mamulengos.
Introdução
Desenvolvido pelo subprojeto PIBID Belas Artes, da Universidade Federal Rural do Rio de
Janeiro, UFRRJ –, realizadas com alunos do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental
(primeiro ciclo), na Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos,
município de Seropédica, RJ. As atividades ocorreram como oficinas na escola durante o
primeiro semestre de 2013, inserindo nesta dinâmica, os conteúdos dos bimestres, mas tendo
como propósito abordar a cultura popular brasileira através do teatro popular de bonecos, em
especial, o teatro de mamulengos. A proposta firmou-se na parceria entre a escola e o PIBID,
objetivando uma ação mais abrangente da “Arte” no primeiro ciclo do fundamental, visando
consolidar conteúdos próprios dos bimestres através da vivência com o lúdico e a sensibilidade
artística presentes nos temas da cultura popular e do folclore brasileiros selecionados. A cultura
popular e o folclore têm uma grande diversidade material e histórica gerando inúmeras
possibilidades de ações didáticas, com potencial para a interdisciplinaridade, relacionando
conteúdos diversos. As lendas do folclore brasileiro foram de grande importância para os
conteúdos das oficinas, trazendo familiaridade e proximidade com questões da esfera cultural e
social dos alunos.
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Metodologia
A metodologia de pesquisa realizou-se a partir de referências motivadoras tais como lendas,
contos, imagens da cultura popular e vídeos de animação baseados no folclore brasileiro. Os
alunos da escola tiveram a oportunidade de resgatar lendas e contos, desenvolvendo seu
imaginário ao criar o seu próprio. Os contos despertaram a curiosidade, provocando reflexões a
partir da contextualização destes elementos suscitados. Vários conteúdos da cultura popular
serviram de estímulo para uma interiorização das vivências particulares dos alunos, muitas
vezes, fundidas com a internalização/criação de personagens. Procedeu-se à criação dos
bonecos, dando forma aos mesmos, assim como elaborando outros adereços e elementos do
cenário, trabalhando desenho, cor, texturas etc. A apresentação de vídeos propiciou o
direcionar do olhar não apenas para a lógica da história, mas também, para a observação da
“construção” particular de cada momento, estimulando as criações individuais, assim como as
soluções coletivas. As atividades abordaram conteúdos do programa bimestral das turmas do
3°, 4° e 5° ano. Utilizou-se o pensamento de Jonh Dewey no que tange a importância da
imaginação nas teorias da arte e da educação, transformadora de uma experiência direta em
uma experiência simbólica.
Resultados e Discussão
No total foram utilizados o teatro popular e o folclore brasileiro visando ampliar o universo
cultural dos alunos. As atividades elaboradas obtiveram participação dos alunos em todas as
etapas: nos processos de confecção dos bonecos, na criação dos personagens, nas
caracterizações e criação dos enredos; visando expandir seus conhecimentos prático, cultural,
sensível e lúdico.
Conclusão
A partir da proposta, conduziu-se pelo desenvolvimento de um trabalho baseado na “recriação”
a partir dos contos e lendas, mas de maneira em que tal atividade estabelecesse um processo
em que as contextualizações e apropriações dos saberes relacionados aos temas, fossem
incorporados e relacionados às vivências próprias dos educandos, tanto as sociais, com as de
ordem afetivas e interiores.
Referências Bibliográficas
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